Viajar sempre foi um prazer para mim desde criança. Era quase uma festa quando meus pais entravam de férias e falavam para arrumar as malas. O percurso podia ser longo. Às vezes, eram mais de seis horas de carro para chegar ao destino final. Nada disso, entretanto, diminuía a empolgação de passar alguns dias em um novo lugar. Na verdade, fazia parte do clima de passeio.
Com o passar dos anos, a infância acabou e também a disposição dos pais para coordenar a programação turística da casa, mas a minha paixão por me aventurar em novos ares persistiu. Só que agora o desafio era organizar (e pagar!) o roteiro por conta própria, além de me virar sozinha onde quer que estivesse.
Juro que o primeiro impulso foi correr atrás de pacotes fechados de viagem em agências de turismo para não me preocupar com nada e me sentir segura no meio de um grupo de excursão, mas o primeiro impasse foi o preço. Terceirizar por completo a organização das férias pode ser prático, só que nem sempre cabe no orçamento.
Depois, com um pouco de pesquisa, descobri também que havia um abismo entre o itinerário proposto e o que eu realmente queria conhecer. É o famoso paradoxo “expectativa versus realidade”. Sem contar que muitas vezes o tour era muito corrido e não dava o tempo que eu achava suficiente para aproveitar em cada lugar.
O jeito então foi assumir as rédeas para me dedicar ao planejamento dos meus próprios roteiros e não me arrependo das horas gastas, ou melhor, bem aproveitadas para conferir as várias opções de hospedagem, atrações turísticas, passagens aéreas e outros macetes essenciais para a organização da próxima viagem, mesmo que não seja eu quem vai embarcar! Basta ficar sabendo de algum amigo com férias marcadas e também já me lanço na busca por indicações e passeios só para conhecer um pouco do destino, que pode virar a parada seguinte do meu checklist de lugares a visitar.
O blog Checklist Mundo nasce justamente dessa sede insaciável por descobrir a história, a cultura, as paisagens e as “gentes” espalhadas por esse mundão afora. É um espaço para contar do meu diário de bordo e compartilhar as informações coletadas pela viajante e jornalista que vos escreve, para ajudar quem também deseja dicas de economia (afinal, não tá fácil para ninguém!) para turistar mais e sem passar perrengue.
Então, caro leitor, welcome aboard ao projeto Checklist Mundo! Faça perguntas, dê sugestões, conte suas experiências, chame os amigos para interagir também e vamos juntos planejar a nossa próxima rota de viagem!